9

sexta-feira, 25 de março de 2011

PRA BAIXO

Ouve a minha oração, Senhor!
(Sl 102.1).
Todo mundo tem dias melhores e dias piores. São os altos e baixos da vida. Mas há momentos em que nos sentimos mesmo é pra baixo, temerosos e até mesmo deprimidos. A boa notícia é que você se sente ou já se sentiu assim, não está sozinho. Uma das coisas mais fantásticas a respeito da Bíblia é que ela não mascara as debilidades humanas de ninguém. Tudo é muito explícito e claro. E assim se deu com Elias. Um profeta ousado e corajoso a ponto de exterminar centenas de falsos profetas  (parece um bocado de sangrento, mas era a cultura da época...!)  de repente se sente acovardado pelas ameaça de uma só pessoa: Jezabel. Dominado pelo medo, foje e entra em depressão. Começa a resignar-se, a dizer que já viveu o bastante, e pede a que Deus o leve. Ele quer morrer. A ação de Deus com ele é muito prática: água e comida para repor as energia é um pouco de sono para recobrar o equilíbrio, seguido de uma viagem de quarenta dias para refletir. Após esse período Deus se manifesta a Elias de maneira quase silenciosa e o ajuda enxergar a realidade sem as distorções gerada pelo medo, a fadiga e a depressão. Elias achava que ele era o único fiel a Deus que havia sobrado em Israel, mas não é verdade: outros 7 mil continuaram fiéis a Deus como resultado dos esforços de Elias. 
   As pressões do dia-a-dia podem ofuscar nossa visão da realidade e levar-nos à exaustão física e emocional, e às vezes até espiritual. Deus não repreendeu Elias por causa disso, pelo contrário, cuidou dele. Da mesma forma, Ele quer cuidar de você e faze-lo enxergar a realidade com base na verdade dos fatos e não distorção dos sentimentos conflitantes que por vezes invadem nossos corações.
    Quando se sentir assim pra baixo, cuide de você, da sua alimentação, do seu sono e do seu bem-estar, e busque a Deus para que Ele o oriente por caminhos verdadeiros e seguros, fazendo-o enxergar de novo as cores da vida.
Não há nada que não possamos confiar 
aos cuidados de Deus.


Nenhum comentário: