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sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Pascoa


 A PÁSCOA    Êx 12: 5-8

I.    TUDO É PARA O APERFEIÇOAMENTO DOS QUE GOVERNARÃO NO     MUNDO QUE HÁ DE VIR:
  1. Nossa intenção aos vermos Gênesis, Êxodo e alguns personagens da bíblia é para fortalecer nossa percepção de que Deus quer entregar o mundo que há de vir somente àqueles que forem aperfeiçoadas na administração dos assuntos relacionados ao Seu propósito (Hb 2:5; Mt 25:14-30).
  2. Adão, por exemplo, foi comissionado para governar sobre todas as coisas e seres que habitavam na terra (Gn 1:26-28). O propósito de Deus para Adão e Eva foi frustrado, pois cederam à pressão da serpente. Os que irão reinar as nações no mundo que há de vir não podem ceder a nenhum tipo de pressão que os faça desistir do que Deus quer (Gn 39:7-12; I Tm 2:22).
  3. Adão e Eva perceberam que não podiam perder a presença de Deus, então eles se arrependeram, invocaram o nome do Senhor e ajudaram os seus descendentes a também a fazerem o mesmo (Gn 4: 26). Enoque foi um destes, que por tanto andar com Deus, foi trasladado desta terra para não mais estar entre os homens (Gn 5:24). Entretanto, Caim, apesar de ter sido instruído a viver na dependência de Deus, optou por usar o lado bom de sua alma, satisfazer suas necessidades de sustento, alegria e segurança. Jó fez como Caim. Ele se esforçou em seu ser natural para ser justo, integro e reto. Ele quis ser justo para com Deus sem ter a Deus como a fonte de sua justiça. Na verdade, Jó aprendeu que este tipo de conduta o levou para longe do conhecimento real de Deus e, por isso, se arrependeu (Jó 1:1;42:6).
  4. Uma pessoa adequada para reinar no mundo que há de vir é aquela que tem comunhão com o Senhor Jesus, em seu espírito. O Senhor é o Espírito que se processou a fim de satisfazer todas as necessidades do homem. A pessoa adequada é aquela que sempre invoca o nome do Senhor a fim de que ganhe mais da vida divina. Não basta ter o Espírito, é preciso viver por meio dEle (Ex 30:23-25;Jo 7:37-39, 2Co 3:17; Gl 5:16,25).
  5. Quando o homem passou a viver na parte boa de sua alma, como Caim, ele caiu no lado mau de sua alma e envolveu-se no mundo do pecado. Por exemplo, as mulheres formosas dos filhos dos homens se uniram aos filhos de Deus – anjos caídos – e geraram filhos gigantes (Gn 4:5-8; 6:2,4). Por fim, o homem ficou tão distante de Deus que se tornou idolatra e rebelde contra Ele, a ponto de levantarem uma torre para exaltação de seu próprio nome e rejeição do nome de Deus (Gn 11:4).
  6. Abraão foi morador da terra de ídolos, Ur dos Caldeus, que foi especialmente chamado para ir à terra que Deus Lhe daria. No percurso para a terra prometida, Abraão saiu de Ur dos Caldeus (o mundo de ídolos), parou em Harã (cidade da Assíria e que representa o mundo do pecado), foi ao Egito (lugar que representa o mundo da subsistência), e voltou, ao final, para a terra de Canaã. Uma pessoa correta, capaz de reinar no mundo que há de vir, é aquela que consegue vencer estes três aspectos do mundo. Destes três, o mundo do sustento tem se mostrado o mais difícil de ser vencido. Precisamos, entretanto, ser firmes.
II.    O POVO DE ISRAEL NA TERRA DO EGITO:
  1. O mundo do sustento é tão forte que Isaque só não foi ao Egito, porque Deus o impediu de ir (Gn 26:1,2) . Se tivermos que ir ao Egito, precisamos fazê-lo debaixo da orientação de Deus.
  2. Deus permitiu que José fosse ao Egito para aperfeiçoá-lo na administração de várias situações a fim de que fosse um governante que preservaria a vida de muitos. José aprendeu a abominar o pecado desde sua infância, foi vendido, administrou a casa de Potifar, venceu a tentação vinda da esposa de Potifar, administrou o cárcere e buscou a Deus a fim de interpretar os sonhos do copeiro e do padeiro-chefe. Uma pessoa assim, como José, tão adequada, foi notada por Faraó, que o pôs na administração de todo o Egito (Gn 41:40).  
  3. É de alguém como José que as igrejas precisam e que o governo das nações no mundo que há de vir precisará. Não estamos contando somente histórias sobre pessoas e fatos, na verdade, estamos dando instruções necessárias aos que querem reinar no mundo vindouro.
  4. Soberanamente Jacó e toda sua família desceram ao Egito por insistência de seu filho José e ali o povo de Israel permaneceu por quase quatrocentos anos, em meio a conforto e satisfação, que os fizeram se esquecer de Deus. Foi neste contexto que Deus precisou levantar um rei no Egito que não conhecia a José, que oprimiu o povo de Israel e que o forçou a clamar por socorro (Ex 1:8; 3:7-9).
  5. Moisés foi o socorro de Deus para o seu povo no Egito. Entretanto, Moisés, o libertador de Israel, precisou passar por aperfeiçoamento a fim de que conseguisse ser uma pessoa correta, capaz de cooperar com Deus, na libertação de Seu povo. Ele aprendeu toda a cultura egípcia nos primeiros quarenta anos de sua vida; aprendeu a colocar sua capacidade de lado, passando a confiar em Deus, nos quarenta anos seguintes, e, por fim, nos últimos quarenta anos, conduziu o povo até o limiar da terra de Canaã (At 7:23,30). Antes de iniciar sua comissão no último período de quarenta anos, Moisés teve que experimentar, em termos do Novo Testamento, morte e ressurreição (Fp 3:10). Toda sua capacidade natural precisou ser terminada a fim de que confiasse integralmente em Deus.
  6. A retirada do povo do Egito, ou seja, o Êxodo, não foi um processo fácil de ocorrer. Foi uma luta muito grande Deus retirar o seu povo do Egito. Já conseguimos sair do mundo da idolatria (religião), do mundo do pecado; mas não é tão fácil sair do Egito. A fim de entrarmos no mundo que há de vir, precisamos vencer especialmente as prisões que o mundo da sobrevivência nos impõe. Dez pragas foram necessárias para que Faraó se convencesse de que deveria libertar o povo de Israel. As nove iniciais não foram suficientes, e Deus foi forçado a tirar a vida de todos os primogênitos do Egito (Ex 11:1-6).
III.    A PÁSCOA:
  1. A Páscoa, portanto, significa que quando o Anjo Exterminador viesse para tirar a vida dos primogênitos, ele passaria por cima das casas que tivessem o sangue de cordeiro morto nos umbrais de suas portas. Todos os primogênitos de Israel que estavam no interior das casas em cujas portas havia o sangue do cordeiro foram poupados (Ex 12:12-14).
  2. O cordeiro cujo sangue seria derramado deveria ser sem defeito (Ex 12:5). Isso indica a pessoa do Senhor Jesus que, por ter sido achado sem defeito – sem pecado - , morreu para derramar o seu sangue para poupar a vida de cada um de nós (Jo 1:29; Hb 12:23). O Senhor Jesus foi examinado nos quatro dias que antecederam sua morte e nenhum de seus examinadores puderam encontrar nele pecado (Jo 18:38).
  3. O sangue do cordeiro foi utilizado para poupar a vida dos primogênitos de Israel e sua carne foi utilizada para alimentar os que estavam no interior das casas a fim de fortalecê-los para sair do mundo do Egito e os fazer entrar na terra que Deus lhe prometera. Isso diz respeito aos filhos de Deus no Novo Testamento que, como o povo de Israel, deverão sair do mundo da idolatria, do pecado e do sustento, a fim de entrarem no mundo que há de vir. Amem

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