O RESUMO DA LEI – AMAR A DEUS E AMAR AOS HOMENS |
Semana 5 - Quarta-feira
Ler: Êx 20:1-12; Mt 22:35-40; Mc 2:27-28
Ler: Êx 20:1-12; Mt 22:35-40; Mc 2:27-28
Ler com oração
"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo " (Mt 22:37-39)
O RESUMO DA LEI – AMAR A DEUS E AMAR AOS HOMENS (1)
Como vimos ontem, o Senhor Jesus disse que não veio revogar a Lei ou os Profetas; Ele veio para cumprir. Isso nos leva a dizer que não é impossível cumprir os Dez Mandamentos, mas devemos observá-los e ensiná-los.
Certa vez, o Senhor Jesus foi interpelado por um fariseu sobre qual seria o grande mandamento da lei, ao que Ele respondeu: "Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22:37-40).
De acordo com a interpretação do Senhor Jesus, portanto, os Dez Mandamentos se resumem em apenas dois, que, no final, podem ser sintetizados em um só: amar. O apóstolo Paulo disse em Gálatas 5:14: "Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Por conseguinte, amar é o mandamento mais importante.
As duas tábuas da lei falam de amor. Na primeira tábua foram escritos os primeiros cinco mandamentos, que se resumem a amar a Deus; na segunda, foram escritos os outros cinco, que se referem a amar ao próximo. Desse modo, se os Dez Mandamentos se resumem em amar a Deus e ao homem, conseguimos observar a lei. Se você viver pela vida de Deus, conseguirá guardar os Mandamentos, e isso o habilitará a governar o mundo vindouro.
Vejamos hoje os cinco primeiros mandamentos.
Êxodo 20:1-3 traz: "Então, falou Deus todas estas palavras: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim". O Senhor é o único Deus, e não podemos ter outro além Dele. O Senhor chamou Abraão para fora de Ur dos caldeus, uma terra repleta de idolatria, para adorar o único Deus verdadeiro. Atualmente isso é o que temos praticado.
Os versículos 4 a 6 trazem o segundo mandamento: "Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos".
O terceiro mandamento está no versículo 7: "Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão". Devemos guardar e honrar o nome do Senhor, exaltando-o. Não podemos ser como Ninrode, que edificou a torre de Babel para fazer célebre seu próprio nome. Para nós há somente o nome do Senhor Jesus. Isso também pode ser praticado.
Eis o quarto mandamento: "Lembra-te do dia de sábado, para o santificar" (v. 8). Nós hoje guardamos o dia do descanso, que é o próprio Senhor Jesus, por meio de tomá-Lo como a realidade de nosso descanso (Mc 2:27-28). Cremos que quanto a esse mandamento também não há dificuldade.
O quinto mandamento está no versículo 12: "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá". Como já dissemos, os cinco primeiros mandamentos se referem a amar a Deus, mas honrar pai e mãe refere-se, aparentemente, ao homem. O que está por trás desse mandamento é o pensamento de que, mesmo tendo nascido de nossos pais, nossa real origem é Deus. Portanto, quando honramos nossos pais, estamos honrando a Deus. Isso também é possível de ser praticado.
Palavra-chave: Amar é o mandamento mais importante.
Pergunta: Por que o quinto mandamento, que diz respeito ao homem, foi escrito na tábua que se refere a Deus?
Nenhum comentário:
Postar um comentário