JUSTIÇA E PURIFICAÇÃO |
Semana 6 - Sexta-feira
Ler: Êx 27:1-8; 30:17-21; 38:1-7; Lv 1:4-9
Ler: Êx 27:1-8; 30:17-21; 38:1-7; Lv 1:4-9
Ler com oração
"Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra " (Ef 5:25b-26)
JUSTIÇA E PURIFICAÇÃO
O livro de Êxodo faz uma descrição minuciosa do tabernáculo e de sua mobília. A partir do capítulo 38 temos os itens exteriores, entre eles o altar do holocausto para sacrifícios, que foi preparado para tratar com os pecados do povo de Israel. Quando alguém pecava, havia a necessidade de levar um animal como sacrifício para se justificar diante de Deus.
O sacerdote ajudava o pecador a oferecer o sacrifício pelo seu pecado. Primeiramente o ofertante tinha de identificar-se com a oferta por meio de impor as mãos sobre a cabeça do animal, transferindo-lhe seus pecados (Lv 1:4). Dessa forma o animal se tornava seu substituto. O ofertante imolava o animal, e o sacerdote apresentava e aspergia o sangue sobre e ao redor do altar (v. 5).
Em seguida, o ofertante esfolava e cortava o animal em pedaços, e o sacerdote colocava aquela oferta sobre o altar do holocausto para ser consumida pelo fogo que descia do céu e que ardia constantemente. A fumaça da oferta queimada sobre o altar subia, e o aroma agradava a Deus (vs. 6-9).
Por meio do altar de holocausto os israelitas podiam resolver o problema dos pecados e se justificar diante de Deus. Quando o povo de Israel apresentava um animal para ser imolado no altar de holocausto, era como se o próprio pecador tivesse derramado seu sangue e como se sua própria carne e ossos tivessem sido consumidos sobre o altar.
Após resolver o problema dos pecados, o sacerdote deveria dar um passo a mais antes de se apresentar para servir a Deus no Santo Lugar. Ele precisava passar pela bacia de bronze (Êx 30:17-21), que representa a purificação dos pecados. Uma vez resolvido o problema dos pecados, seu corpo precisava ser purificado (Hb 10:22; At 22:16).
Segundo a luz do Novo Testamento, o Senhor Jesus foi crucificado em nosso lugar e, como sacrifício, foi colocado sobre o altar para ser nossa justiça e santidade. Por isso, uma vez justificados, aqueles que almejam servir a Deus precisam ser lavados e purificados diariamente mediante a Sua Palavra (Jo 15:3; Ef 5:26-27). O tabernáculo, sua mobília e seus utensílios foram feitos segundo o modelo revelado por Deus, portanto não devemos fazer nada à nossa maneira. Nunca devemos pensar que, por sermos inteligentes, podemos melhorar a maneira de Deus. Tudo na edificação de Sua habitação deve ser de acordo com o modelo revelado por Ele.
Palavra-chave: Tudo na edificação da igreja deve ser de acordo com o modelo revelado por Deus.
Pergunta: Como podemos aplicar a realidade do altar de holocausto e da bacia de bronze à nossa vida?
Nenhum comentário:
Postar um comentário