9

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Aos Pais


O Perfil Vencedor
   A humanidade atual é resultante de uma sociedade que resolveu viver independente de Deus. Isso começou quando Caim ( Gênesis 4:16, 17) saiu da presença do Senhor e edificou para si uma cidade. Caim havia perdido Deus como sua fonte de sobrevivência, segurança e prazer. Daí seus descendentes criarem um sistema que substituía Deus, tornando-se assim independentes Dele. Essa civilização tornou-se não só independente, como também contra o próprio Deus e contra os que prosseguem na linha divina.
  Na época de Daniel, essa civilização sem Deus era representada pelo Império Babilônico, tendo o rei Nabucodonosor como um tipo de Satanás. Logo no início do livro de Daniel, lemos: " Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel (...) e lhes ensinasse a cultura e a lingua dos caldeus. Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia" ( Daniel 1:3-5). Como naquele tempo, hoje o intuito de Satanás é ensinar sua cultura e sua língua aos jovens. Até a "ração diária" é ele quem determina.
  Devemos, como pais, tomar uma posição por nossos filhos. Eles são indefesos perante o " rei da Babilônia". Ao ver a atitude de Daniel e seus companheiros naquela época, podemos perceber qual é o perfil de alguém que se posiciona contra a presente era.
  Em primeiro lugar " resolveu Daniel, firmemente não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia" (v.8). Devemos se absolutos em não unir- nos à era que segue Satanás. Podemos até ser chamados de radicais, desatualizados ou "cafonas", contudo devemos tomar posição do lado de Deus.
  Em segundo lugar, assim como fez Daniel, devemos nos unir a Deus e a Seu propósito por meio de Sua Palavra. A Bíblia nos mostra claramente o que Deus planejou e quer executar. Tomemos a Palavra de Deus de maneira viva, até mesmo orando sua palavras. Assim, organicamente nos uniremos a ela.
  Em terceiro lugar, Daniel e seus companheiros, sempre que estavam debaixo de ameaças de morte, oravam. Além disso, diariamente Daniel orava pelo menos três vezes, voltado para Jerusalém. Orar por nossos filhos diariamente deve tornar-se um hábito para nós.
  Finalmente, Daniel foi alguém, que se sacrificou pelo propósito de Deus. Sacrificar-se é oferecer-se sem reservas ao Senhor. Se virmos o que Deus planejou para nós e nossos filhos, nós nos daremos totalmente a Ele.
  Daniel foi alguém que mudou uma era. Na presente era, Satanás foi longe demais. Se seguirmos o modelo de Daniel, nós e nossos filhos seremos pessoas que vão mudar esta era.


Fonte: Aos Pais- páginas 110, 111 e 112- Editora Árvore da Vida.

Nenhum comentário: