Reflexão – Ansiedade: jogue fora!
A ansiedade é definida como uma sensação derivada de momentos de preocupação, tensão e apreensão, sentida como antecipação a problemas. A correria do dia a dia, a agenda cheia de compromissos e a falta de prioridades somam-se aos ataques do inimigo em nossas vidas gerando a ansiedade, fragilizando-nos a ponto de enfraquecer a nossa fé. Jesus em seu sermão do monte, falando sobre a ansiosa solicitude pela vida, nos ensina que não podemos acrescentar nada ao curso dela por mais ansiosos que estejamos! (Mt 6:27)
O apóstolo Paulo escreveu para a igreja de Filipos a seguinte orientação: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4:6). As suas palavras apontam para a necessidade de descansar no Senhor. Mas como descansar se estamos ocupados demais para isto? Exatamente este é o problema evidenciado nas palavras de Paulo, isto é, as nossas diversas atividades nos sobrecarregam com preocupações e problemas que não teremos condições de resolver, tornando-nos pessoas angustiadas. Deus conhece com exatidão e detalhes cada uma de nossas necessidades e sabe como enfrentá-las. Por que então insistir em querer resolvê-las sozinhos? Pelo simples fato de que achamos que temos o controle de tudo. Mas neste caminho da autossuficiência nos deparamos com as nossas limitações, medos e temores. Precisamos aprender a deixar a nossa vida nas mãos de Deus, descansar e confiar Nele, o qual controla todas as coisas nos céus e na terra.
Diversas atividades ou situações ocupam o nosso pensamento, entulhando a nossa mente, tirando-nos do foco principal que é descansar e esperar em Deus. Por isso o mesmo apóstolo Paulo escreve “… tudo que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4:8). É preciso realizar uma limpeza geral em nossa vida, buscar em Deus a restauração de nossa confiança em Seu agir e do Seu cuidado por nós, para que possamos jogar fora toda a ansiedade e experimentar “… a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardando o nosso coração e a nossa mente em Cristo Jesus” (Fp 4:7).
Um comentário:
Realmente, estamos demasiadamente preocupados por tudo, mas a palavra de Deus a todo momento nos tranquiliza ah! se fossemos obediente seríamos mais felizes!!!!Concerteza! Cristina, Aracaju -SE.
Postar um comentário