9

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Alimento Diário




O novo e vivo caminho

Semana 08 – Terça-feira

Leitura bíblica:
Ex 26:31-33; Mc 15:38; Jo 14:23; 1 Co 15:45

Ler com oração:
Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne (Hb 10:19-20).

O novo e vivo caminho


Nosso Deus é único, mas em Sua obra Ele trabalha como o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A partir do momento em que cremos e recebemos o Senhor, podemos relacionar-nos com Deus como o Pai, porque temos o Espírito todo-inclusivo em nosso espírito. Logo, o Pai habita em nós (Jo 14:23). Quando clamamos ao Pai, nas reuniões da igreja ou em nossas orações individuais, Ele está acessível, pois habita em nosso espírito. Aleluia!
Além disso, a obra do Filho é maravilhosa. Quando estudamos sobre o tabernáculo, a habitação de Deus no Antigo Testamento, vimos vários aspectos de sua edificação, com importante significado espiritual para nós, ministros da nova aliança.
No interior do tabernáculo estava o santuário, que se dividia em duas partes: o Santo Lugar e o Santo dos Santos (ou Santíssimo Lugar). A divisão entre esses dois recintos era feita por um véu bordado com figuras de querubins, fixado em quatro colunas (Êx 26:31-33). Se não existisse o véu, haveria três entradas entre as quatro colunas do santuário - a primeira entrada, correspondente ao Pai, a segunda, ao Filho, e a terceira, ao Espírito Santo.
Por causa do véu as entradas estavam fechadas. Isso mostra que o acesso à glória de Deus no Santo dos Santos era proibido no período do Antigo Testamento, em razão do pecado do homem, que seria fulminado diante da santidade e do fulgor da presença divina. Somente uma vez ao ano o sumo sacerdote poderia entrar no Santíssimo Lugar, passando por debaixo do véu, desde que houvesse satisfeito uma série de exigências. Essa era a determinação de Deus naquela época.
Quando o Senhor Jesus morreu na cruz, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo (Mc 15:38). Dessa forma, foi aberta a segunda entrada, indicando que pela morte de Jesus, pela obra do Filho, Ele nos providenciou livre acesso à glória de Deus. Aleluia!
Na cruz, o Senhor Jesus foi partido por nós. Em Sua morte, pelo derramamento de Seu precioso sangue, Ele não somente nos salvou de nossos pecados, como nos abriu um novo e vivo caminho para a presença do próprio Deus (Hb 10:20). Isso ocorreu porque Jesus satisfez as justas exigências de Deus. Tendo sido aprovado, Ele ressuscitou e tornou-Se o Espírito que dá vida (1 Co 15:45). Hoje, por termos o Espírito habitando nosso espírito, podemos desfrutar do livre acesso à glória de Deus. Aleluia!
Ao resolver o problema do pecado e abrir-nos um novo e vivo caminho, o Senhor Jesus mostrou que Deus deseja nossa presença todos os dias. Por isso voltemos nosso coração com sinceridade ao Senhor, em comunhão face a face com Ele, invocando profundamente Seu nome. Ó Senhor Jesus!

Ponto-chave: Temos livre acesso à glória de Deus.
 

Nenhum comentário: