9

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Suprimento Abundande


Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus” (Rm. 1:1)
.
Suprimento Abundande
            Antes de Paulo chegar a Éfeso em sua terceira viagem, ali chegou Apolo, que era homem eloqüente e poderoso nas Escrituras. A Bíblia relata ainda que Apolo era fervoroso de espírito e falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo, contudo, apenas o batismo de João (At. 18:24-25).
            Quando o ouviram falar na sinagoga, Aquila e Priscila, que haviam sido deixados em Éfeso por Paulo no final de sua segunda viagem (18:18), tomaram Apolo consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus (v. 26).
            Querendo Apolo percorrer a Acaia, os irmãos ali escreveram para os discípulos daquela região a fim de que o recebessem. Apolo foi para Corinto, lugar aonde Paulo tinha ido pregar o evangelho (vs. 27-28). Porque falava muito bem, muitas pessoas em Corinto passaram a segui-lo e a dizer: "Eu sou de Apolo" (l Co. 1:12; 3:4). Infelizmente esse tipo de atitude e preferência produz partidarismo no Corpo de Cristo, isolando grupos de irmãos em Cristo da comunhão com outros cristãos.
            Não devemos proceder assim. A igreja tem de ter as portas abertas, do mesmo modo como a igreja em Filadélfia as tinha (Ap. 3:8). Não interessa se nossos irmãos comem ou não carne; se guardam ou não dias; se seus cultos têm conjunto musical ou apenas piano. Nada disso é relevante! Paulo, em Romanos 14, ensina como receber os irmãos. Se Deus os acolhe, nós os acolhemos (v. 1)!
            Não deve haver acepção entre os que comem apenas vegetais e os que também se alimentam de carne (vs. 2-3). Também não devemos insistir em práticas segundo nossas opiniões e preferências e manter uma comunhão particular apenas com alguns cristãos. Antes, devemos aceitar todos aqueles que Cristo aceita (15:7). Somente daqueles que provocam divisões e escândalos devemos afastar-nos (16:17).
            Ao longo dos anos, temos enfatizado a necessidade de praticar as verdades. A palavra que temos recebido é cheia de vida, porque provém de Deus. Se, porém, não houver a prática da palavra que ouvimos, o resultado será uma mente cheia de doutrinas e uma alma hipertrofiada, que não consegue avançar espiritualmente.

Ponto-chave: Acolher aquele a quem Deus acolheu.

Nenhum comentário: