
O Espírito é o que dá vida
Alimento Diário - A edificação do corpo de Cristo |
O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida (Jo 6:63)
Jo 5:39-40; 14:26

Durante esse tempo, João aprendeu a viver no espírito. Também podemos dizer que, por meio dos sofrimentos por que passou ali, ele foi purificado pelo fogo do Espírito, e isso fez morrer sua natureza terrena, sua vida da alma (1 Pe 1:7, 9). Desse modo, ele amadureceu na vida divina e se tornou útil para a obra do ministério. Então o Senhor lhe revelou as visões relatadas em Apocalipse.
Depois que passou pelo exílio e após lhe ser revelada a condição das igrejas (Ap 2:4-5), a história nos mostra que João foi servir em Éfeso. Isso foi segundo a direção do Espírito Santo, pois João já estava maduro nessa época. Ao sair de Patmos, ele estava certo de que o caminho para ajudar as igrejas era levá-Ias de volta ao princípio, à Palavra, à vida, ao Espírito e à prática.
João deve ter lido os escritos de Paulo aos santos daquela cidade. Se tomasse a Epístola aos Efésios somente para analisar, não conseguiria ajudar os irmãos a crescer na vida divina e a fazer a vontade de Deus (5:39-40). João sabia que só o Espírito é o que dá vida (Jo6:63) e, por isso, ele deve ter "ruminado" aquelas palavras no espírito e as transmitido com vida aos efésios.
Louvamos ao Senhor, pois João também procurou colocar em livro tudo o que o Espírito o fez lembrar (Jo14:26). Por meio de seus escritos, não apenas os efésios foram ajudados, como nós também somos beneficiados com suas palavras. Baseados em seu ministério, nesta nova série do Alimento Diário veremos mais sobre os antecedentes que levaram Paulo a escrever aos efésios, como também procuraremos aplicar ao nosso viver o conteúdo dessa epístola, que é tão importante para compreendermos a economia neotestamentária de Deus e edificarnos o Corpo de Cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário