9

sábado, 11 de maio de 2013

ALIMENTO DIÁRIO


Semana 02 – As viagens do apóstolo Paulo (3) – At. 26:16-18
Sábado – Ler com oração: At. 27:1-2, 33-44; 28:1-6, 16, 30-31

Tomai, pois, conhecimento de que esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão” (At. 28:28).
A quarta viagem de Paulo
            Paulo recebera um ministério no caminho de Damasco. Ele, que era um edificador de tendas, recebera de Deus o ministério de edificar a igreja. Nesse aspecto de seu ministério, ele falhou, mas Deus o livrou da morte e permitiu que fosse preso porque ainda queria usá-lo de outra maneira.
            Na quarta viagem que fez, Paulo viajou como prisioneiro romano para a capital do império (At. 27:1-2). Aparentemente, ele estava numa posição rebaixada. entretanto, depois de ter passado por uma grande tempestade no mediterrâneo, proferiu uma palavra que trouxe paz a todos (vs. 33-38). Todos os presentes no navio viram que Paulo era um homem de Deus e por suas palavras recobraram ânimo. Até mesmo o centurião passou a respeitá-lo e o poupou de ser morto pêlos soldados (vs. 39-44).
            Tendo chegado à ilha de Malta, acenderam uma fogueira, e, quando Paulo foi atirar um feixe de gravetos no fogo. uma víbora prendeu-se-lhe à mão (28:1-3). Os nativos da ilha viram aquilo e pensaram que Paulo iria morrer, mas, como isso não aconteceu, mudaram o parecer e diziam ser ele um deus (vs, 4-6).
            Chegando a Roma, Paulo ficou em prisão domiciliar enquanto aguardava seu julgamento (v. 16). Por dois anos permaneceu ali, pregando o reino de Deus, e com ousadia ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo (vs. 30-31).
            Talvez possamos questionar-nos  sobre  qual seria a obra do Espírito na vida de Paulo após seu aprisionamento. Como um servo de Deus poderia ser-Lhe útil na prisão?
            Até aquele momento, Paulo já tinha escrito seis epístolas, mas, depois que foi aprisionado em Roma, no período de quatro anos, escreveu mais oito. Todas essas epístolas revelam a economia neotestamentária de Deus, revelação esta que recebera tempos antes na Arábia, após sua conversão.
            Depois de preso, Paulo pôde dar testemunho tanto a pequenos como a grandes, tanto publicamente como por meio de suas epístolas, sobre tudo o que Deus lhe revelara a respeito de Cristo e de Sua economia. Damos graças a Deus por tudo o que foi escrito por ele com respeito à economia neotestamentária de Deus.

Ponto-chave: Dar testemunho sobre tudo o que nos foi revelado.
 Seu ponto-chave:
 Pergunta; Como Paulo pôde ser útil a Deus após seu aprisionamento?

Nenhum comentário: