9

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Deus chama Abraão



Deus chama Abraão (Gn 12:1-4)
Semana 6 – Sábado
Leitura bíblica: Gn 12:1-3; 2 Cr 20:7; Is 41:8; At 7:2
Ler com oração:
Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia (Hb 11:8).
Deus chama Abraão
Deus não abandonou Sua vontade e veio novamente em busca do homem. Apesar da situação negativa causada pela torre de Babel, Ele ainda quis prosseguir com Seu propósito. Por um lado, o homem tem necessidade do Deus verdadeiro em seu interior, pois, quando Dele se afasta, sente um vazio que tenta preencher com ídolos. Por outro lado, Deus também precisa de nossa presença, porque nos ama com amor eterno (Jr 31:3). Graças ao Senhor!
Como os homens sentiam necessidade de adorar a Deus, mas já haviam se afastado Dele, fizeram ídolos. A região da Caldeia, por exemplo, era repleta de ídolos. Apesar disso, para restaurar o conhecimento de Sua vontade, Deus precisava encontrar alguém que pudesse cooperar com Ele. Por esse motivo, chamou Abrão, a quem depois mudou o nome para Abraão (Gn 12:1-3; 17:5; Js 24:2-3).
Abraão habitava em Ur, uma cidade da Caldeia. Deus o chamou para sair da casa de seu pai e ir para a terra que Ele lhe mostraria. Talvez por ser jovem, sua fé ainda era insuficiente para sair sozinho de Ur. É possível que tenha relatado a ordem de Deus a seu pai, Tera que, para encorajá-lo, dispôs-se a acompanhá-lo na jornada. Então Abraão deixou Ur dos caldeus e foi para uma cidade pecaminosa da Assíria chamada Harã, onde seu pai faleceu (Gn 11:31-32; At 7:2-4).
Esse ainda não era o desejo de Deus para Abraão, pois o Senhor queria dar-lhe como herança a terra prometida. Em Gênesis 12:1, lemos que o próprio Senhor apareceu a Abraão para chamá-lo de Harã: “Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei”.
Quando Abraão saiu de Harã, não sabia para onde ir. Porém, pela fé na palavra de Deus, ele partiu, crendo que Deus o conduziria até a boa terra. Por fim, Abraão chegou à terra de Canaã (v. 5), ocasião em que o Senhor lhe apareceu novamente, confirmando a promessa de dar-lhe uma descendência para herdar aquela terra. Graças a Deus, a reação de Abraão foi adorá-Lo: armou ali sua tenda, edificou um altar e invocou o nome do Senhor (vs. 7-8). O fato de Abraão ter armado sua tenda ao lado do altar mostrava que era grato ao Senhor e que, a partir de então, seu viver seria totalmente consagrado a Ele. Aleluia!
A consagração de Abraão foi determinante para que ele, como amigo de Deus, vivesse em Sua presença e recebesse todas as bênçãos prometidas (18:17-18, 22; 2 Cr 20:7; Is 41:8). Almejemos estar sempre na presença do Senhor, adorando-O, consagrando-nos a Ele e invocando Seu nome, com o objetivo de fazer Sua vontade! Amém!

Ponto-chave: O Senhor deseja dar-nos uma herança.
Meu ponto-chave:
Pergunta: Que semelhança há entre o nosso chamamento e o de Abraão?
Leitura de apoio: “Venha o teu reino” – cap.3 – Dong Yu Lan.

Nenhum comentário: