9

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Alimento Diário




Semana 3 - Quinta-feira

Ler:
 Lc 12:22, 29-31; 1 Tm 6:9, 11a   
  
Ler com oração

"Acautelai-vos por vós mesmos, para que nunca vos suceda que o vosso coração fique sobrecarregado com as consequências da orgia, da embriaguez e das preocupações deste mundo, e para que aquele dia não venha sobre vós repentinamente, como um laço " (Lc 21:34)


A SUTILEZA DAS PREOCUPAÇÕES DESTE MUNDO




Assim que se tornou governador do Egito, José mandou buscar seu pai e todos os seus, e os fez habitar na melhor parte das terras egípcias. Ali, vivendo uma vida fácil, geração após geração, os filhos de Israel foram perdendo o hábito de invocar o nome do Senhor e de depender Dele.
Esta é a sutileza do diabo: você pode até vencer o mundo dos ídolos e o mundo do pecado, mas o mundo do sustento - o sistema que leva o ser humano a ficar enredado com as preocupações e atividades relacionadas com a subsistência (Lc 12:22, 29-31) - sutilmente o envolve e afasta de Deus.
A esse respeito, o próprio Senhor Jesus nos advertiu a não ficarmos sobrecarregados com as preocupações deste mundo, pois essas nos podem ser um laço (21:34). Se descuidarmos das coisas espirituais e nos deixarmos embaraçar com as preocupações deste mundo, a vinda do Senhor nos pegará como um laço, ou seja, como uma armadilha.
Deixe-me ilustrar com meu testemunho. Quando pequeno, eu seguia o budismo e adorava ídolos. Recordo que, aos quatro anos, ganhei de meu pai uma capa vermelha e uma corrente com um cadeado para usar num templo repleto de imagens. Quando, já adulto, cri no Senhor Jesus e fui liberto da adoração a ídolos.
Quanto ao pecado, desde criança procurava ser boa pessoa e não fazer o mal. Na juventude, passei por muitas tentações com mulheres, mas, graças a Deus, eu me mantinha afastado delas.
Minha história também mostra que não foi tão difícil me libertar dos ídolos e vencer os pecados, entretanto não foi fácil ser liberto das preocupações deste mundo.
Cedo percebi que tinha habilidade para administrar, negociar e ganhar dinheiro. Satanás começou a me usurpar nisso. Tive muitos negócios, indústrias, empresas, lojas. Com pouco mais de vinte anos, já tinha boa posição na sociedade. Gastei muitos anos de minha vida só pensando em ganhar dinheiro.
Todavia, graças ao Senhor, antes da fundação do mundo, Ele já me havia escolhido. Numa noite de final de ano, eu me sentia muito vazio. Então o Senhor me deu um pensamento: "Vá para o templo de uma igreja!". Saí e avistei um templo, no qual entrei. Sentado num banco, vi os irmãos distribuindo o pão. Mesmo sem saber o significado daquilo, participei da ceia do Senhor. Foi nessa hora que Deus começou a mudar meu coração. Ele queria salvar-me!
Um dia, ao voltar de uma viagem ao Japão, meu irmão mais velho - que já havia crido em Jesus - foi buscar-me no aeroporto e me levou ao local de reuniões da igreja, onde haveria uma pregação do evangelho. Ao final da reunião, um irmão aproximou-se de mim e me disse algo mais ou menos assim: "Senhor Dong, o senhor sente que é um pecador?". Eu me ofendi com aquela pergunta, porque me considerava uma pessoa justa e honesta. Irado, respondi: "O quê? Eu, um pecador? Por que sou um pecador? Você, sim, pode ser um pecador, mas não eu!". Então peguei minhas coisas e fui embora. Vendo minha reação, os irmãos da igreja perderam a esperança quanto a minha salvação.
Na mesma semana, haveria um batismo coletivo com cerca de 400 pessoas. Entre elas estariam dez membros de minha família, incluindo meu pai, minha mãe, meu irmão mais velho e minha esposa. Eles haviam crido no Senhor enquanto eu estava no Japão.
Minha família estava muito preocupada comigo, desejosos de que eu também fosse salvo e batizado no mesmo dia em que eles o seriam. Assim, no dia do batismo, meu irmão mais velho e eu fomos ao escritório, mas, no meio do caminho, ele resolveu passar propositadamente pelo local de reuniões da igreja, com o fim de tentar novamente que eu me convertesse ao Senhor. Ele sabia que eu não queria ir àquele lugar, contudo deu a desculpa de que precisava resolver algo lá.
Quando chegamos, levaram-me para o escritório da igreja, e, de novo, um irmão veio pregar o evangelho para mim. Dessa vez, no entanto, o irmão foi mais sábio: ele abriu a Bíblia e, apontando o versículo, pediu que eu lesse Mateus 16:26: "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?". Depois de ler, fui iluminado e então ele me disse: "Você está salvo e já está pronto para ser batizado hoje mesmo".
Minha história, assim como a de muitas pessoas, confirma que é muito difícil libertar-se do mundo da sobrevivência, que nos enreda com suas preocupações. O Senhor teve especial misericórdia de mim e me fez crer em Sua Palavra e ser batizado juntamente com meus familiares. Glória a Deus!



Palavra-chave: Crer na Palavra de Deus para ser liberto do mundo do sustento.

Pergunta:
 De que aspecto do mundo tem sido mais difícil você ser libertado?
 

Nenhum comentário: