Verdadeiros amigos |
Os governos vêm enfrentando grande problema com a violência entre os jovens, principalmente nas escolas. Casos impressionantes têm-nos deixados atônitos, como os dois adolescentes nos EUA que metralharam colegas e depois se suicidaram. Violência, drogas, gravidez na adolescência, rebeldia, esse é o retrato da situação entre os jovens hoje.
Numa recente pesquisa verificou-se que o tempo gasto com os filhos tem sido muito abaixo do necessário, resultado do esquema de vida da sociedade moderna. Essa falta de tempo para os filhos tem causado o desequilíbrio emocional constatado nos jovens.
Para cuidar melhor de nossos filhos, precisamos rever nossa atitude com respeito ao tempo que despendemos com eles. Não estamos nos referindo apenas ao tempo gasto com leitura da Bíblia e oração em conjunto. Nem mesmo nos referimos ao fato de os pais simplesmente ficarem em casa, achando que com isso estão dedicando tempo aos filhos. Infelizmente, muitos, embora estejam em casa, ficam grudados na televisão ou envolvidos com uma série de outras coisas, enquanto os filhos ficam em seus quartos assistindo a novelas, filmes, futebol ou absorvidos pelos atrativos da internet, quando não saem em busca de amizades fora de casa e acabam encontrando más companhias. Devemos proporcionar a nossos filhos momentos de lazer juntamente conosco. Eles precisam de nosso companheirismo, de nossa amizade, de um tempo conosco em que possam conversar, relatar suas dificuldades, trocar idéias. Precisamos criar neles a consciência de que nós, pais, é que somos seus verdadeiros amigos.
Quando Moisés negociava com Faraó sobre a saída dos filhos de Israel do Egito, este não queria deixar ir os filhos, apenas os homens adultos. Esta é a estratégia de Satanás: separar os filhos dos pais. Contudo, Moisés tinha consciência da situação e declarou:
"Havemos de ir com os nossos jovens, e com nossos velhos, e com os filhos, e com as filhas, e com os nossos rebanhos, e com os nossos gados; havemos de ir, porque temos de celebrar festa ao Senhor" ( Êxodo 10:9).
Devemos tomar a decisão de Moisés : "Havemos de ir com nossos filhos".
Depois da saída do Egito, quando Israel já habitava em Canaã, todos deveriam subir a Jerusalém para festejar. Aquela subida envolvia toda família. Podemos ver no relato de Lucas 2 que José e Maria subiram a Jerusalém com o menino Jesus:
"Quando ele atingiu os doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa" (Lucas 2:42).
Viver no sistema atual é como viver no Egito, numa esfera governada por Satanás, o Faraó atual. Devemos suplicar ao Senhor que nos dê sabedoria para sair da influência do mundo levando nossos filhos conosco. Fonte: Aos Pais, páginas 90 á 92, Editora Árvore da Vida. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário