9

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Alimento Diário

DESFRUTAR CRISTO COMO COMIDA E BEBIDA



Semana 4 - Quinta-feira

Ler:
 Êx 15:22-25; Jo 6:48-51, 57; 7:38; 19:34; Rm 8:4-11; 1 Co 10:4     

Ler com oração

"Levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba (Jo 7:37). Não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem " (Dt 8:3b)


DESFRUTAR CRISTO COMO COMIDA E BEBIDA



Após a travessia do Mar Vermelho, o povo caminhou durante três dias no deserto, sem encontrar água (Êx 15:22). Em um lugar chamado Mara, os filhos de Israel encontraram apenas águas amargas e murmuraram contra Moisés, que, por sua vez, clamou ao Senhor (vs. 23-24). Então o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que Moisés lançou nas águas, e estas se tornaram doces (vs. 25). Ali o Senhor deu ao povo estatutos e uma ordenação: "Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o Senhor, que te sara" (v. 26).
Em Êxodo 17 novamente vemos Deus providenciando água para saciar a sede do povo. Ele ordenou a Moisés que ferisse uma rocha com seu bordão, e dessa rocha fluiu água. No Novo Testamento, isso representa Cristo sendo ferido por nós (1 Co 10:4). Quando o Senhor foi ferido na cruz, do seu lado fluiu sangue e água (Jo 19:34). Ele se tornou nossa redenção e nossa fonte de vida espiritual. Aleluia!
Para se alimentarem no deserto, os israelitas não tinham escolha a não ser depender de Deus, que lhes enviava diariamente o maná. A cada manhã, levantavam-se e colhiam o maná, que descia junto com o orvalho. No início, eles não sabiam o que era aquilo, mas Moisés lhes disse: "Isto é o pão que o Senhor vos dá para vosso alimento" (Êx 16:15b).
Hoje, no Novo Testamento, também dependemos do Senhor para sermos saciados e alimentados espiritualmente, pois Ele é o pão da vida e quem nos supre com a água da vida (Jo 6:48-51; Ap 21:6). Já não dependemos mais da "dieta mundana", mas do suprimento que o Senhor nos dá.
O Senhor é nossa vida eterna e nossa provisão diária. Se nos sentimos espiritualmente "secos" ou "famintos", precisamos voltar-nos a Ele, que hoje é o Espírito que dá vida em nosso espírito (Rm 8:4-11). Se temos sede, tudo que precisamos é beber desse Espírito (Jo 7:37-38). Também precisamos voltar-nos à Palavra de Deus, pois "não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor viverá o homem" (Dt 8:3). Quando nos alimentamos de Sua Palavra diariamente, somos capacitados a viver por Ele (Jo 6:57). Amém!


Palavra-chave:
 Nossa vida depende da palavra que procede da boca de Deus.

Pergunta:
 Por que Cristo pode saciar nossa sede e fome hoje?
 

Nenhum comentário: