9

domingo, 10 de julho de 2011

Alimento Diário

 MONTE SINAI



Semana 4 - Domingo

Ler:
 Êx 20:1-17; Cl 1:13; 1 Ts 2:12    

Ler com oração 
"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa." (Êx 19:5-6a)


A REVELAÇÃO DADA POR DEUS NO MONTE SINAI



Quando o povo de Israel chegou ao monte Sinai, Deus ordenou a Moisés que lhe anunciasse o seguinte: "Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim. Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel" (Êx 19:4-6). Deus, ao salvar Seu povo, agiu com muito amor, pois Sua intenção era que o povo de Israel se tornasse Sua propriedade peculiar, como um reino de sacerdotes para servi-Lo.
Hoje, ocorre o mesmo conosco. Se você ouvir a voz do Senhor, conhecer a Sua vontade e atendê-la, como não ser uma propriedade peculiar do Senhor? Ao nos salvar, Ele nos tratou com muito amor, carinhosamente nos colocou sobre Suas asas e nos libertou do império das trevas, transportando-nos para o Seu reino e glória (Cl 1:13; 1 Ts 2:12).
Quando percebemos quão forte é o amor de Deus por nós, concluímos que não nos basta ser o povo de Deus; temos de ser uma nação de sacerdotes, santa, separada exclusivamente para servi-Lo.
De maneira prática, quando há alguma necessidade na igreja, você, como um sacerdote, deve estar preparado para servir. Depois de salvos, precisamos estar prontos para ser utilizados por Deus a qualquer momento, conforme Sua vontade. Por isso, nesta era, Deus quer aperfeiçoar-nos, treinar-nos para sermos homens apropriados a fim de governar o mundo que há de vir.
Embora as palavras inicialmente faladas por Deus no monte Sinai estivessem cheias de amor, o povo de Israel não captou o sentimento do Senhor, mas disse: "Tudo o que o Senhor falou, faremos" (Êx 19:8). Eles acharam que podiam guardar a palavra do Senhor por si mesmos, por sua própria força e capacidade, e não perceberam que Deus é que os aperfeiçoaria para serem sacerdotes.
Quando Deus percebeu que o povo estava nessa situação, deu-lhe os Dez Mandamentos, ou seja, Sua lei na forma de ordenanças (20:1-17). Isso Deus fez para experimentá-lo a respeito do que Lhe dissera. Como sabemos, com o passar do tempo, o povo de Israel não cumpriu os Dez Mandamentos.
Hoje o Senhor quer aperfeiçoar-nos para que nos tornemos pessoas obedientes à Sua Palavra, pois Seu objetivo é nos preparar para reinar com Ele no mundo vindouro. Mesmo diante dessa revelação, precisamos perceber que o único caminho é depender Daquele que nos pode aperfeiçoar.


Palavra-chave:
 Devemos estar preparados para servir ao Senhor.

Pergunta: 
Com relação aos Dez Mandamentos, em que o povo falhou?
 

Nenhum comentário: