9

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Alimento Diário

O DETALHAMENTO DA LEI, AS TRÊS FESTAS E O TABERNÁCULO



Semana 5 - Sexta-feira

Ler:
 Êx 20:23-26; 23:15-16; 25:9, 17-18; 1 Jo 5:21; Hb 9:2-5    
  
Ler com oração

"Três vezes no ano, todo varão entre ti aparecerá perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher, na Festa dos Pães Asmos, e na Festa das Semanas, e na Festa dos Tabernáculos; porém não aparecerá de mãos vazias perante o SENHOR " (Dt 16:16)


O DETALHAMENTO DA LEI, AS TRÊS FESTAS E O TABERNÁCULO



Depois de dar os Dez Mandamentos a Seu povo, Deus passou a detalhá-los e desdobrá-los em várias ordenanças e prescrições, e a orientar sua aplicação em casos práticos.
A partir do versículo 23 de Êxodo 20, desenvolve-se o segundo mandamento, que fala sobre não adorar ídolos e explica como seria o altar onde se fariam sacrifícios a Deus. Precisamos guardar-nos de todo tipo de ídolo (1 Jo 5:21).
O capítulo 21 faz menção dos escravos no meio dos filhos de Israel. O Senhor se preocupava com eles, de modo que recebessem um tratamento minimamente adequado. Com respeito à violência, os versículos 12 a 36 detalham como seriam tratadas diversas situações práticas. O capítulo 22 aborda a questão da propriedade e dos furtos, e o 23 explica sobre o ano do descanso, que está relacionado com o quarto mandamento. Também se determinou ao povo de Israel que três vezes ao ano celebrassem festas ao Senhor.
Êxodo 23:15 menciona a primeira festa, a Páscoa, também chamada de Festa dos Pães Asmos. Se você quisesse ofertar ao Senhor, teria de levar as primícias de sua colheita. Deus determinou expressamente: "Ninguém apareça de mãos vazias perante mim". As outras duas festas eram a Festa da Sega [ou das Semanas] e a Festa da Colheita [ou festa dos Tabernáculos] (v. 16).
A seguir, o Senhor chamou novamente Moisés para subir ao monte Sinai, porque tinha ainda outras coisas para falar-lhe. O povo, entretanto, tinha de ficar distante; não podia subir com Moisés.
No capítulo 25 do livro de Êxodo, Deus começa a revelar como seria construído o tabernáculo, seus móveis e utensílios. O tabernáculo tem uma relação direta com a igreja hoje, e podemos observar que, assim como Deus deu instruções detalhadas sobre como edificá-lo, o Senhor também tem Sua orientação específica sobre como a igreja deve ser edificada; nada é de acordo com nosso próprio pensamento ou segundo nossa vontade.
Dentre todos os móveis do tabernáculo, o mais importante era a arca. Os querubins que a adornavam eram feitos de uma só peça de ouro batido, com o propiciatório, que era como uma tampa sobre ela. De cima do propiciatório Deus falava com Moisés acerca de tudo que ordenaria para os filhos de Israel (v. 22).
Como a arca era santíssima, nada impuro nem comum poderia aproximar-se dela. Ela ficava na parte mais interior do tabernáculo: o Santo dos Santos. Fora do Santo dos Santos havia outros móveis: a mesa dos pães da proposição e o candelabro, que ficavam no Santo Lugar, uma área separada do Santo dos Santos por um véu (Hb 9:2-5).


Palavra-chave: Seguir a orientação de Deus.

Pergunta: Quais eram as três festas que o povo de Israel tinha de celebrar ao SENHOR?
 

Nenhum comentário: