9

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Aos Jovens




Como saber se minha fé é genuína?
    Alguém pode dizer: "Eu cri, por isso tenho a vida eterna". Pode dizer isso baseado no conhecimento, transformando o processo de crer e ter a vida eterna numa fórmula: 1) ouvir o evangelho; 2) entendê-lo; 3) crer; e 4) saber que temos a vida eterna. Mas essa "salvação" por fórmula não é confiável. A Bíblia nos diz que nos tempos de Paulo havia falsos irmãos (2 Co 11:26; Gl 2:4), que entram na igreja em razão de doutrinas, conhecimento e certas regras. Como saber se a fé de alguém é genuína? Como saber se a fé de alguém diante de Deus é viva ou meramente uma fórmula? Como provar quem é de Deus e quem não é? As epístolas de João resolvem esse problema, pois ele nos deu uma maneira de diferenciar os verdadeiros dos falsos irmãos, os que são nascidos de Deus dos que não são.

    Apenas duas passagens da Bíblia contêm a expressão "passar da morte para a vida". A primeira é João 5:24, que diz que aquele que crê passou da morte para vida. A segunda passagem é 1 João 3:14: "Nós sabemos que já passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos". Esse versículo diz que a prova de que alguém passou da morte para a vida é o amor pelos irmãos.

    Suponha que você tenha muitos amigos e que goste muito deles, ou que admire muitas pessoas e as respeite muito. Contudo, há uma diferença entre os sentimentos em relação a eles e os sentimentos em relação aos irmãos e irmãs da sua família. Há uma diferença entre esses dois sentimentos. Se alguém nasceu de sua mãe, se é seu irmão, há, espontaneamente, um sentimento especial e inexplicável em relação e ele. É um sentimento de amor instintivo. Esse sentimento prova que vocês pertencem à mesma família.

    O mesmo vale para a família espiritual. Suponha que alguém totalmente diferente de você creia no Senhor Jesus; alguém com aparência, experiência familiar, educação, disposição e interesse totalmente diferente dos seus. Espontaneamente você terá um sentimento inexplicável em relação a ele. Você sentirá que é seu irmão. Ele lhe será mais querido que um irmão de carne. Esse sentimento prova que você passou da morte para a vida.

Fonte: Livro "Lições para o viver cristão", Watchman Nee, cap. 22, Árvore da Vida, pp. 370-371)
 

Nenhum comentário: