9

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Alimento Diário

GUARDAR A ALIANÇA

Semana 6 - Segunda-feira

Ler:
 Êx 1:23; 14:24-28; 19:4-8; 25:9, 40     

Ler com oração
"Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa" (Êx 19:5-6a)


OUVIR COM DILIGÊNCIA E GUARDAR A ALIANÇA



No início do livro de Êxodo, os filhos de Israel gemiam sob a servidão no Egito, por causa da qual clamaram, e o seu clamor subiu a Deus (1:23). Sabemos que, da mesma maneira, o mundo presente escraviza o homem, que é usurpado pelos seus três aspectos: o da religião, do pecado e o da ansiedade pela sobrevivência.
Assim como Faraó oprimia o povo de Deus naquela época, Satanás tenta usar todos os meios para usurpar-nos e manter-nos distraídos da vontade de Deus. A preocupação com o sustento do dia a dia, a procura pelo sucesso profissional e a busca por garantir o bem-estar familiar podem submeter-nos a uma condição semelhante à de escravidão.
O mundo do sustento impede o homem de servir a Deus, roubando-lhe o seu tempo. Naquela época, para libertar Seu povo, Deus enviou pragas sobre a terra do Egito. Por meio da última praga, a morte dos primogênitos, os filhos de Israel saíram do Egito, mas Faraó saiu-lhes ao encalço para impedi-los. Quando se depararam com o Mar Vermelho, parecia que não havia caminho a seguir, mas o Senhor abriu o mar diante deles para que o atravessassem.
Quando Faraó e seus exércitos entraram no mar a fim de perseguir o povo, o Senhor fechou as águas do mar e os derrotou ali (Êx 14:24-28). Ele queria conduzir Seu povo por uma jornada de três dias pelo deserto para que O servisse. Quando o povo de Israel chegou ao monte Sinai, Deus disse-lhes palavras suaves, puras e cheias de amor (19:4-6).
Deus não lhes falou diretamente, mas por meio de Moisés. Ele esperava que pudessem atender às Suas palavras, mas o povo de Israel sentia-se muito capaz, por isso respondeu ao Senhor, dizendo: "Tudo o que o Senhor falou faremos" (v. 8). Eles não viram sua própria debilidade. Então Deus lhes deu os Dez Mandamentos.
No passado víamos os Dez Mandamentos como rigorosos demais e impossíveis de cumprir. Na semana anterior, porém, vimos que não é difícil cumpri-los se vivermos pela vida de Deus que ganhamos ao crer no Senhor Jesus. Numa situação normal, se permitirmos que a nova vida nos governe, poderemos cumprir os Dez Mandamentos.
No monte Sinai, além de transmitir a Moisés os Dez Mandamentos, Deus lhe revelou como seria a Sua habitação no meio do Seu povo: o tabernáculo. A edificação do tabernáculo deveria ser segundo o modelo que Deus mostraria a Moisés no monte (25:9, 40). Veremos mais sobre esse tema nesta semana.


Palavra-chave:
 Deixemos Deus conduzir-nos.

Pergunta: Por que o povo de Israel sentia-se muito capaz de cumprir a vontade de Deus?
 

Nenhum comentário: