Invocar o nome do Senhor
Alimento Diário - A edificação do corpo de Cristo |
E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (At 2:21). Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres (8:12)
At 2:14-47; 4:1-40; 11:19-20; 13:1

Em Atos 4, o número dos discípulos aumentou para quase cinco mil homens. Mesmo sendo intimidados pelo Sinédrio a não falar do nome de Jesus, os apóstolos, cheios do Espírito Santo, mostravam que não havia salvação em nenhum outro nome. Como resultado, os santos anunciavam a palavra de Deus com intrepidez e era um o coração e a alma deles. Além disso, havia tanta graça em todos os que creram que ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum. (vs. 4, 8-12,17, 31-35).
Quando veio a perseguição por causa de Estêvão, os apóstolos ficaram em Jerusalém, mas os discípulos saíram pregando o evangelho por toda parte (At 8:1, 4). Filipe foi para Samaria (v. 5), e o Espírito era com ele. Depois que pregou o evangelho ali, o Espírito o enviou para o sul (v. 26), onde ele pregou o evangelho a um eunuco, que creu no Senhor e foi batizado imediatamente (vs. 27-38). A seguir, Filipe foi arrebatado pelo Espírito, levado para Azoto e dali foi pregando o evangelho até chegar a Cesareia (vs. 39-40; cf. 21:8). Isso mostra que alguém que invoca o nome do Senhor não para. O Espírito faz a obra através dele.
Quando lemos Atos 11, vemos que os que foram dispersos por causa da tribulação que sobreveio a Estevão se espalharam para a Fenícia, Chipre e Antioquia. A princípio eles não pregavam a ninguém, senão aos judeus (v. 19), mas alguns de Chipre e Cirene pregaram para os gregos em Antioquia (v. 20). Ali começou a igreja em Antioquia, para onde Barnabé levou Paulo até que este foi separado para o ministério (13:1). Desse modo, o ministério de invocar o nome do Senhor passou para Paulo.
O ministério do Senhor avança. Inicialmente houve o ministério de Pedra, a seguir o de Paulo e, por fim, o de João. Ao chamar Pedra para segui-Lo, o Senhor disse de João: "Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me" ao 21:22). Isso não significava que João não morreria, e sim que seu ministério permaneceria até a volta do Senhor. Hoje esse é o ministério que seguimos e praticamos. Isso, porém, não quer dizer que vamos nos desfazer dos ministérios de Pedra e de Paulo. Não. Um ministério está sobre o outro. Nossa base para hoje seguir ministério de João é todo o Novo Testamento, incluindo o ministério de Paulo, tanto é que o tema desta série do Alimento Diário é ''A edificação do Corpo de Cristo", algo que Paulo revelou.
Graças ao Senhor, hoje Ele nos levou a entrar no ministério de João, o ministério do Espírito e da vida, e por meio dele podemos avançar mais. Que possamos continuar a invocar o nome do Senhor, a fim de viver no Espírito (1 Co 12:3), e negar a nós mesmos para crescer na vida de Deus (Jo 21:18). Além disso, que possamos cumprir a incumbência dada à igreja nesta era, isto é, pregar o evangelho do reino para testemunho a todas as nações até que venha o fim (Mt 24:14). Se hoje cuidarmos dos nossos conservos, no porvir iremos reinar com o Senhor (vs. 45-47; Ap 20:6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário